Plano de Saúde Empresarial
Saiba mais quais são os principais tipos de planos de saúde Empresarial
Plano de Saúde Coletivo por Adesão
Os planos de saúde coletivos por adesão são contratados por empresas de natureza profissional, classista ou setorial, como conselhos, sindicatos e associações profissionais.
Para ser beneficiário do plano o interessado deve fazer parte de alguma empresa, entidade ou associação profissional, interessada em adquirir esse plano de saúde. Por isso também é conhecido como plano de saúde por categoria profissional.
Plano de Saúde Coletivo Empresarial
O plano de saúde Empresarial oferece assistência médica, serviços laboratoriais, exames e outros itens para colaboradores e sócios de uma empresa, de forma coletiva. O valor sai bem menor do que a contratação do plano individual, tanto para o empresário quanto para os usuários.
Coberturas do plano de saúde
A seguir, listamos as principais coberturas que o Plano de Saúde oferece.
Ambulatorial
A cobertura Ambulatorial cobre consultas médicas em número ilimitado, exames complementares e outros procedimentos realizados em ambulatórios, consultórios e clínicas médicas. Cobre também atendimentos de urgência e emergência limitando a internação em até 12 horas parcialmente, não incluindo cirurgias nem procedimentos de alta complexidade.
Odontológico
O plano odontológico cobre diversos procedimentos relacionados à saúde bucal realizados em consultório odontológico. As coberturas vão desde o tratamento de uma cárie, até cirurgias de pequeno porte.
Hospitalar
No Plano hospitalar o cliente tem direito ao atendimento hospitalar das redes credenciadas e unidades de urgência e emergência, incluindo internação, podendo ou não incluir a cobertura para obstetrícia. No Plano hospitalar não é possível realizar consultas e exames de rotina, fora do estado de internação.
Coberturas do Plano hospitalar
-
Internação incluindo UTI; consultas e exames realizados no próprio hospital;
-
Atendimento de urgência e emergência;
-
Utilização de material hospitalar;
-
Quimioterapia, radioterapia, hemoterapia ambulatorial, hemodiálise, diálise, fisioterapia e Anestesia.
-
Despesas de acompanhantes
Completo
O Plano de Saúde Completo abrange as coberturas ambulatorial e hospitalar podendo incluir ainda a cobertura odontológica.
Tipos de carência
A carência é o período previsto em contrato no qual é paga a mensalidade, mas o beneficiário ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no Plano. As operadoras estabelecem o prazo de carência em razão da necessidade de fazer uma reserva para garantir os atendimentos. A carência é permitida desde que sejam respeitados os limites máximos da lei para cada procedimento, conforme listado abaixo:
-
Urgência e emergência, considerado risco a vida, carência de 24 horas.
-
Parto a termo carência de até 300 dias, com exceção dos partos prematuros.
-
Demais casos, como consultas, exames, internações etc., carência de até 180 dias.
Rede credenciada
A Rede credenciada de atendimento é composta por médicos, prestadores de serviços de saúde, consultórios, laboratórios, clínicas, hospitais e estabelecimentos de saúde, oferecidos aos beneficiários pela operadora do plano de saúde contratado.
Reajustes
O reajuste no valor do plano de saúde contratado ocorre por mudança de faixa etária, conforme a variação da idade do beneficiário, pois quanto maior a idade, mais cuidados serão necessários com a saúde ficando mais frequente a utilização do Plano.
Assim o contrato do plano de saúde deve prever um percentual de aumento para cada mudança de faixa etária, respeitando o limite máximo de reajuste determinado pela a ANS (Agencia Nacional de Saúde Suplementar).
Em caso de insatisfação com o reajuste aplicado, o beneficiário pode realizar mudança para outro plano da mesma operadora ou de outra operadora.
Vigência e renovação
O tempo mínimo de vigência do contrato no caso de planos individuais ou familiares é de um ano, a contar da data de assinatura do contrato, data de pagamento da primeira mensalidade ou da proposta de adesão. Já para os planos de saúde coletivos, a operadora poderá definir o prazo de vigência mínima.
No término do prazo de vigência mínima o plano é renovado automaticamente ficando as operadoras proibidas de cobrar valores e taxas adicionais na renovação.
A data de início da vigência de um plano de saúde determinado a ANS é a data que o contrato foi assinado, que será considerado para reajuste anual. Isto é, o reajuste poderá ser realizado na data de aniversário do contrato.